Select your language

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Orla de Ipanema/Leblon

Fim de tarde visto de ipanema


"Olha
Que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar"


    Mundialmente conhecida por uma das bossas mais famosas do Brasil, a não menos famosa orla de ipanema está entre as melhores do mundo. Não à toa, além de servir de inspiração a Tom Jobim, ipanema traz por ano milhares de turistas de todos os cantos do mundo procurando o elo entre o calor, o mar, a bela vista, o astral brasileiro e - no caso de alguns - a liberdade sexual, uma vez que há decadas ipanema é apelidada de "a praia gay".


    Deixando o lado poético de lado, vamos aos fatos: A orla, que banha os imóveis mais caros da cidade, é realmente bonita e muito bem estruturada, ideal para um passeio no calçadão aos domingos ou feriados, já que a pista é fechada para o lazer. Possui uma ciclovia bem sinalizada e quiosques a vontade onde a água de coco e a cerveja são apenas itens básicos, pois há uma boa variedade de bebidas e quitutes (a preços preços razoavelmente salgados, a bem da verdade).
    Tudo toma um energia especial ao cair da tarde. A orla é voltada para o por do sol, que em suas apresentações mais exuberantes chega a ser aplaudido por muitos, sobretudo no posto 9 (ponto nobre da praia, onde foi lançado este ato, no fim da década de 60). Nessas horas, os tons dourados cobrem o morro dos dois irmãos e a pedra da gávea, ao fundo, e tingem o deslumbrante mar.


    Para os que gostam mesmo de curtir um banho de sol e de mar, é bom saber que a praia é, evidentemente, muito frequentada aos fins de semana ensolarados e visitada por moradores locais nos demais dias. Deve-se ter cautela em alguns pontos onde a correnteza pode ser forte, entretanto, para os adeptos do surf e seus derivados, a ponta do arpoador é um point e chega a receber periodicamente campeonatos de diversas categorias.
    Outros dados: A orla ao todo possui 4 kms. A praia do arpoador se inicia na sua pedra e vai até o fim da av. Francisco Bhering, onde se inicia a praia de ipanema (maior da orla). Ipanema termina no canal de Alah (desemboque da lagoa Rodrigo de Freitas no mar), fazendo fronteira com a praia do leblon. A orla se encerra no mirante do leblon, aos pés do morro dois irmãos. 
   
    Enfim, não há morador carioca que se preze, que deixe de aproveitar este tradicional ponto do lazer carioca, o qual é parada obrigatória para quem vem conhecer a cidade. E lembre-se de cuidar bem da orla ao frequenta-la (não jogando lixo na areia, no chão, no mar), para que este patrimônio carioca continue sempre tão lindo e tão cheio de graça, como nos tempos de Jobim.



Exibir mapa ampliado

2 comentários:

  1. Orientar-se pelo mapa, achei ótimo! Tudo muito bem detalhado. Rafael! você pensou em tudo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ficou bem esclarecedor e as belas imagens realçaram o texto!
    Uma boa idéia foi ter colocado o mapa,assim fica mais fácil de localizar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir